No momento você está vendo 04 dicas básicas para Segurança no Trabalho
builder with yellow helmet and working gloves on building site

04 dicas básicas para Segurança no Trabalho

  • Post author:
  • Post category:Geral

Todos nós sabemos que é primordial para a segurança do trabalho o uso de EPIs e EPCs, bem como o cumprimento das normas internas de segurança da empresa.

 

Mas além disso, separamos 04 dicas básicas que evitam acidentes e garantem o bem-estar de todos dentro e fora da empresa.

 

01 – Se você não é treinado pata tal, não mexa!

A dica é simples e óbvia, mas muitas vezes, a vontade de aprender e ajudar os colegas é grande e uma simples tentativa de operação pode causar danos materiais e acidentes graves ou fatais!

Lembre-se sempre que para operar um equipamento ou realizar um procedimento é necessário ser CAPACITADO com treinamento específico e receber autorização do encarregado ou do supervisor da empresa. Se você tiver interesse em aprender a operar uma máquina, procure um curso que o habilitará para a função.

 

2 – Nunca subestime a altura!

Existe uma norma regulamentadora específica somente para trabalhos em altura, isso nos mostra o quanto a atividade pode oferecer riscos.

A Nr-35, sobre trabalho em altura, determina que em toda e qualquer atividade realizada acima de 2m em relação ao solo seja feita utilizando cinto de segurança com tabalarte duplo, e só pode ser feita por pessoas que tenham conhecimento técnico adquirido em treinamento específico.

Existem históricos de pessoas que sofreram acidentes graves ao descarregar um caminhão, ou trocando uma lâmpada, situações simples que fazem parte do cotidiano e por isso o profissional acha que não está correndo riscos.

 

3 – Nunca subestime a energia elétrica!

Da mesma forma que o trabalho em altura, a energia elétrica oferece tantos riscos que existe uma NR destinada somente a ela, a NR-10.

A norma estabelece distâncias mínimas de segurança, chamadas de Zonas de risco, ou seja, mesmo que você não trabalhe diretamente com a energia elétrica, esteja atento ao que acontece a sua volta.

A Zona de Risco é o local em que de fato existe risco elevado de choque elétrico, enquanto a Zona Controlada é o local em que podem ocorrer fugas de energia (arco voltaico) que também ocasionam choques.

Por menor que seja a tensão, sempre existe o risco de morte, portanto JAMAIS SUBESTIME a energia elétrica.

 

4 – Aprender nunca é demais!

Você pode achar que isso é conversa de uma empresa de treinamentos, mas na verdade é um ensinamento que você dele levar para vida: busque aprender cada vez mais. Pode ser através de conversas com seus colegas, manuais, materiais explicativos, vídeos na internet, vídeo-aulas, e treinamentos específicos para cada função, e se você já possui cursos, faça reciclagens constantes, mantenha-se um profissional de qualidade, apto ao mercado de trabalho e pronto para as mudanças e evoluções do mundo.

Não fique parado no tempo, não ache que já aprendeu o suficiente, valorize seu conhecimento, transmita-o ao maior número de pessoas, mas lembre-se que sempre existirá alguém com mais conhecimento que você!!!

 

Esperamos que você siga as dicas acima e mantenha-se em segurança!